Quais os Benefícios da Musculação?

Quais os Benefícios da Musculação?

A musculação vem trazendo inúmeros benefícios as pessoas relacionados a saúde, ao aspecto físico e também para quem busca objetivos específicos como emagrecimento e os ligados a razões sociais, psicológicas, mídia, marketing e diversas disciplinas como a nutrição biomecânica, entre outros. A musculação pode ser associada a muitos benefícios que foram comprovados cientificamente, além dos que estão sendo estudados ou que ainda serão descobertos um dia.

Quais os Benefícios da Musculação?

A seguir você poderá conferir os principais benefícios com uma breve explicação sobre cada um.

levantando peso na academia

Ganho de massa muscular: O ganho de massa muscular auxilia na prevenção de lesões causados por quedas e torções e outros acidentes que poderiam ser evitados ou amenizados caso a pessoa esteja em forma. Também ajuda na redução de gordura corporal e aumento de taxa metabólica basal.

Também ajuda as pessoas a se encaixarem socialmente no atual padrão de beleza em que homens e mulheres buscam o corpo sarado e perfeito.

Aumento do gasto energético: Além de aumentar a massa muscular, conseguimos também aumentar o gasto calórico seja direto devido ao esforço físico durante as atividades ou indireto devido ao aumento do consumo de energia por conta da maior quantidade de massa muscular e também pela necessidade de energia para a reparação dos tecidos após os treinos. Com isso se torna mais fácil emagrecer ou manter o peso ideal.

Melhor flexibilidade: Com a pratica da musculação, a flexibilidade também melhora consideravelmente, devido ao alongamento e encurtamento dos músculos.

Melhor osteogênese: Estudos feitos em praticantes de musculação mostraram que a sobrecarga sobre os ossos melhora a formação óssea e sua consolidação.

Melhor produção hormonal: As atividades físicas influenciam bastante sobre os fatores hormonais direta ou indiretamente, como é o caso do aumento da produção da testosterona, do GH, de fatores de crescimento, de insulina, entre outros.

Também existem outros hormônios que são estimulados como a dopamina, serotonina e outros hormônios neurotransmissores associados com o bom humor e sensações de bem estar e prazer.

Melhora no sistema cardiovascular: Durante a pratica de musculação trabalhamos também a respiração que é muito importante para a oxigenação dos tecidos. Portanto, a musculação auxilia na melhora da respiração e também na capacidade cardiovascular. Em muitos casos também existe uma leve hipertrofia cardíaca que também auxilia neste fator.

Aumento de força: A prática de musculação aumenta a força do indivíduo, o que pode ser bastante conveniente para indivíduos como idosos, pessoas com desequilibro muscular, com perda de força por conta de algum problema físico ou patogênico, entre outros. Tudo isso ajuda a evitar quedas e outras lesões que podem ser causadas por falta de força.

Diminuição da sarcopenia: Este é um processo natural do corpo que com o passar dos anos tende a reduzir a massa muscular, seja por desgaste ou por fatores hormonais. O indivíduo passa a aumentar a gordura e diminuir a massa muscular, o que agrava ainda mais sua saúde.

A prática de musculação diminui os níveis de catabolismo, aumentando o nível de catabolismo, além de inibir a baixa produção hormonal e aumentar a produção hormonal anabólica.

Prevenção e reabilitação de lesões: A pratica de musculação ajuda na reabilitação de lesões e melhora na capacidade muscular, articular, óssea, tendinosa, ente outros. Atualmente a maioria dos esportes exigem dos praticantes a prática de musculação direcionada as suas atividades.

Auxílio no crescimento de crianças: Desde que auxiliado por profissionais que prescrevam corretamente exercícios para os púberes, a musculação pode auxiliar muito seu desenvolvimento.

Melhor coordenação motora: Devido a complexidade dos movimentos envolvidos na musculação, é exigido do indivíduo uma certa coordenação motora, além de uma boa dose de equilíbrio, que são aprimorados conforme a pessoa pratica.

Melhora na alimentação: A maioria dos indivíduos que passam a praticar musculação, também procuram mudar seu estilo de vida, o que inclui uma melhor alimentação e até suplementação, o que é um fator importante para a obtenção de bons resultados.

alimentação de academia

Reabilitação de pessoas com problemas musculares ou neurológicas: A musculação também trás muitos benefícios para pessoas que possuem problemas de movimentos e/ou neurológicas, podendo trazer melhoras nos quesitos motores e neurais, além de uma melhora na socialização.

Conclusão
Como você pode conferir, a musculação trás estes e muitos outros benefícios para os praticantes, melhorando a saúde e prevenindo doenças e acidentes.

Lembrando que não devemos sair levantando pesos de qualquer forma. É sempre necessário o acompanhamento de um profissional capacitado para orientá-lo sobre os melhores exercícios, assim como sua execução correta.

Gostou destas dicas sobre Quais os Benefícios da Musculação? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Conte para seus amigos... Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *