O Mal dos Refrigerantes para Nossa Saúde

mal dos refrigerantes

Que os refrigerantes fazem mal e que podem facilmente acabar com sua saúde e sua forma você já deve estar cansado de ouvir, mas mesmo assim não consegue eliminar essa delícia de sua vida, não é? Não se sinta culpado, pois assim como você, milhões de outras pessoas também passam pelo mesmo.

O fato é que depois da água, os refrigerantes são o líquido mais consumido pelas pessoas no mundo inteiro. Por isso é que as indústrias de bebidas tem dado mais destaque para bebidas alternativas como os chás, sucos ou mesmo água. Os Estados Unidos por exemplo enfrentam uma epidemia muito grande de obesidade, sendo os refrigerantes um dos grandes causadores, o que tem gerado esforços por parte do governo para criar campanhas visando incentivar as pessoas a pararem de consumir refrigerantes.

Além de ter um alto teor de açúcar que eleva drasticamente o valor calórico da bebida, ainda tem os componentes que formam os refrigerantes como o sódio, corantes, acidulantes e conservantes que podem acarretar problemas de saúde sérios nas pessoas a médio e longo prazo.

Entre os problemas podemos ressaltar a retenção hídrica com visível inchaço nas pernas e membros inferiores, problema renal, comprometimento dos ossos, comprometimento do sistema gastro intestinal, sensação de empachaento durante as refeições, desconforto gástrico, obesidade, etc.

Além das substâncias artificiais dos refrigerantes, temos o problema de que seu valor nutricional e quase nulo, o que quer dizer que ele não serve para nada além de matar a sede e entupir nosso organismo de porcarias que não fazem nada bem para a saúde.

refrigerante é veneno

Já os refrigerantes do tipo Cola em especial levam em sua fórmula uma quantidade muito alta de fosfato, que em excesso liberam o cálcio dos ossos provocando o seu enfraquecimento. Isso facilita os problemas de doenças ósseas como a osteoporose. Além disso são ricos em açúcar que prejudica a boa forma e pode causar problemas nos dentes, principalmente em crianças.

Os refrigerantes Zero apesar de soarem menos agressivos e não contenham açúcar, também prejudicam nossa saúde em diversos aspectos. O problema é que em sua fórmula é adicionado uma grande quantidade de aspartame que em podem acarretar o risco de câncer e uma grande quantidade de sódio, muito maior do que a quantidade presente nos refrigerantes normais o que colabora para a retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.

Outro problema sério de alguns refrigerantes é que são tão ácidos que para neutralizá-los em nosso organismo são necessários 30 copos de água. Você consegue tomar 30 copos de água de uma só vez?

Alternativas saudáveis para os refrigerantes é a água, chás e sucos naturais. E nada de sucos de caixinha que também são carregados de açúcar.

Conte para seus amigos... Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *