Alimentos Ricos em Proteínas – Animal ou Vegetal

Alimentos Ricos em Proteínas - Animal ou Vegetal

As maiores quantidades de proteínas e também aquelas que são melhores aproveitadas pelo nosso organismo são as encontradas em alimentos de origem animal, como a carne, peixe, ovo, leite, queijo e iogurte. No entanto, alguns vegetais como a ervilha, soja e o feijão também possuem uma grande quantidade de proteína que podem ser utilizadas para manter uma dieta equilibrada e para o bom funcionamento do corpo, além de serem importantes em dietas vegetarianas e para veganos.

Confira também a Dieta da Proteína do Dr. Atkins

Qual a Função das Proteínas para o nosso Organismo

As proteínas são de extrema importância para nossa vida, executando muitas funções diferentes. A principal função das proteínas é de constituir os músculos e vísceras, que é onde a maior parte da proteína está localizada em nossos corpos.

As proteínas também tem a função de constituir os hormônios que regulam diversas funções no organismo. Além disso, alguns tipos de proteínas tem a função de defender o corpo de agentes agressores.

Por fim, também existem proteínas que trabalham no transporte de substâncias no sangue, como a hemoglobina, albumina e lipoproteínas como o HDL, LDL e VLDL, entre várias outras.

Uma alimentação rica em proteína quando aliada a prática de atividades físicas, ajudam a ganhar massa muscular, evitar lesões e queimar gordura. Lembrando que os benefícios das proteínas em nossa alimentação é uma área muito mais extensa, que falaremos em outros artigos aqui no Dieta de Carboidrato.

Alimentos Ricos em Proteínas

O recomendado para uma pessoa é a ingestão de 1 gramo de proteína por kilo corporal para pessoas que fazem pouca atividade física e de cerca de 1.6 gramas de proteína para pessoas ativas

Tabela de Alimentos Ricos em Proteínas – Animal ou Vegetal

Os alimentos ricos em proteína de origem animal são principalmente carnes, peixes, ovos e leite e derivados. Veja na tabela a seguir a quantidade desse nutriente que cada alimento fornece.

A seguir você poderá conferir uma tabela com alimentos ricos em proteínas de origem animal.

Tabela de Alimentos Ricos em Proteínas Animal

Tabela de alimentos ricos em proteína vegetal

Alimentos vegetais que são ricos em proteínas também são importantes, pois fornecem quantidades adequadas de aminoácidos que ajudam a manter a formação dos músculos, células e hormônios no corpo.

A tabela a seguir mostra a quantidade de proteínas em grãos de diversos tipos.
Tabela de Alimentos Ricos em Proteínas Vegetais

Lembrando que os alimentos ricos em proteínas vegetais precisam ser combinados para que formem aminoácidos que possam ser utilizados pelo nosso corpo.

  • Arroz e o feijão (qualquer tipo);
  • Ervilhas e milhete;
  • Lentilhas e trigo sarraceno;
  • Quinoa e milho;
  • Arroz integral e ervilhas vermelhas.

Alimentos ricos em proteínas magra

Todas as proteínas derivadas de vegetais e de carnes pobres em gordura, como o peito de frango, peito de peru sem pele, clara de ovos e peixes magros como a pescada, são proteínas magras.

Além de ajudar a aumentar a massa magra, a proteína magra ajuda a prevenir doenças como a aterosclerose, colesterol alto e excesso de peso.

Gostou do artigo Alimentos Ricos em Proteínas – Animal ou Vegetal? Então deixe um comentário abaixo com suas dicas, opinião ou sugestões.

Conte para seus amigos... Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. As proteínas são muito importantes para quem deseja aumentar a massa muscular e emagrecer. Ótimas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *