Cuidados com o Controle de Peso na Gravidez

Controle de Peso na Gravidez

A preocupação com o ganho de peso na gravidez não é só estético, mas de saúde principalmente. O ganho de peso ideal para as grávidas deve ficar entre 9 a 12 kg, com o risco de trazer diversos problemas para a saúde tanto da mãe, como do feto. Estudos apontam que o ganho excessivo de peso durante a gravidez pode trazer riso de diabetes gestacional, pré-eclampsia, abortos, partos pré-termo, partos por cesariana, mortalidade infantil, recém-nascidos com elevado peso e por isso com maior risco de vir a ter obesidade infantil.


Além de também a sobrecarga nas articulações, causando dores na coluna, joelhos, tornozelos e quadris.

Confira o artigo: 10 Dicas para ser mais Saudável

Para evitar isso é muito importante ter uma rotina alimentar saudável. Abaixo algumas dicas para não engordar muito na gravidez.

Lembrando que o ideal é um acompanhamento de um profissional durante toda a gestação, que irá monitorar o ganho de peso semana a semana.

Controle de Peso na Gravidez

Leite e seus derivados devem ser uma prioridade. O cálcio garante a saúde óssea da gestante.

Leites e derivados para gestantes

Aumente o consumo de verduras de cor verde escura. Verduras como a couve e o espinafre são ricos em ácido fólico, um nutriente importantíssimo para o desenvolvimento do bebê.

Saborear os Alimentos. Comer devagar, sem pressa, saborear os alimentos, pois ao alimentar-se assim o cérebro entende e envia mensagens de saciedade.

Atividades físicas. Gravidez não é doença, você deve ser exercitar. A hidroginástica é uma excelente opção para a gestante pois além de baixo impacto, ajuda na manutenção do peso.

Cuidado com os alimentos ingeridos e sua qualidade. Carboidratos, açúcares e frituras devem ser evitados, pois eles são prejudiciais a saúde, sendo para gestantes ou não.

Comer de 3 em 3 horas. Assim o corpo não acumula reservas energéticas em forma de gordura, e a liberação de energia ocorre aos poucos, de acordo com a necessidade do organismo.

Acompanhamento profissional. E muito importante, ter o acompanhamento de um nutricionista, e não só o ginecologista, assim você consegue aliar uma alimentação saudável para a mãe e para o bebê, evitando o excesso de peso.

Gostou destas dicas sobre o Controle de Peso na Gravidez? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Conte para seus amigos... Share on Facebook3Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. A gravidez é um processo bem delicado e deve ser controlado para não trazer problemas para a mãe ou para o bebê.
    Excelentes dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *