Café da Manhã é a Refeição mais Importante do seu Dia

Café da Manhã é a Refeição mais Importante do seu Dia

Entre o intervalo da última refeição e a primeira do dia seguinte, há um longo período em jejum. Mas, também nesta fase, houve a queima de glicose e de glicogênio: a reação ocorre para gerar energia e manter e as funções básicas do organismo, chamado de Metabolismo Basal. Ao acordar, as substâncias do seu corpo estão muito baixas e precisam ser repostas, para que assim você comece seu dia com disposição. Além disso, o café da manhã ajuda no controle da digestão durante o dia, assim auxiliando no controle do peso.


Os alimentos do café da manhã fornecem energia, principalmente os carboidratos encontrados nos pães, frutas e geleias. O leite e derivados fornecem proteínas e cálcio, que são importantes para a saúde dos ossos, e as fibras que ajudam no funcionamento do intestino e na saciedade da fome.

É preciso atentar-se para a ingestão corretas dos alimentos e também na quantidade certa, assim você mantém o equilíbrio nutricional e calóricos dessa refeição. E o ideal é fazer a primeira refeição assim que acordar, para que seu organismo seja reabastecido imediatamente.

O café da manhã também é muito importante para pessoas que estejam treinando para o aumento de massa muscular, pois o longo período sem comer leva o organismo a catabolizar, o que quer dizer que ele pode estar utilizando as proteínas dos músculos como fonte de energia.

Abaixo alguns alimentos ideais para o Café da Manhã

Frutas
As frutas devem ser ingeridas naturalmente e não acompanhada de qualquer guloseima calórica. E tentar variar sempre.

Frutas para o Café da Manhã

Sucos
Prefira os sucos naturais ou de polpa, e evitar os de caixinha pois eles contém muito açúcar, com exceção os de soja. E devem ser preparados na hora de consumir para aproveitar melhor as vitaminas.

Leite e seus derivados
O leite e derivados podem ser ingeridos três porções por dia, e nessa refeição é um momento ideal, e preferencialmente com o menor teor de gordura possível.

Cereais
Eles são ricos em fibras e ótimos para saciar a fome. Granola, linhaça, aveia, quinta e amaranto. Duas colheres de sopa por dia.

Cereal para o Café da Manhã

Chás
Sempre uma ótima alternativa para o café da manhã, lembrando de tomar cuidado com a quantidade de açúcar.

Gostou destas dicas sobre a Importância do Café da Manhã? Então deixe um comentário abaixo com sua dúvida ou sugestão.

Conte para seus amigos... Share on Facebook2Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Com certeza. Um bom café da manhã ajuda muito no funcionamento do corpo. Muitas pessoas tem a ideia de que para emagrecer tem que comer menos e algumas acabam pulando o café da manhã, o que é um grande erro, pois desta forma forçam o organismo a economizar energia e passam a queimar os músculos para se manter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *